26 de out. de 2012

70 Tons de Milton

Nascido no Rio de Janeiro, mas conhecido mundialmente como um dos maiores representantes das Minas Geraes, Milton Nascimento está completando 70 anos nessa sexta-feira (26). E como o Pergunte ao Pop não pode deixar de registrar a data, resolvemos escolher dez canções lados-B da obra de Milton que merecem o seu destaque para soprar as velhinhas junto com o cantor, que conseguiu também a melhor definição sobre sua música.

"Sempre me perguntaram que tipo de música eu faço, nunca soube explicar. Certa vez fui convidado para um festival de jazz na Dinamarca. Quando cheguei lá, o cartaz da noite dizia: ‘Miles Davis - jazz’, ‘Fulano de tal - rythym and blues’, ‘Milton Nascimento - Milton’. Foi a melhor definição."

As dez canções a seguir não esgotam a obra de Milton - nem são suas melhores músicas. Entretanto, todas elas mostram um lado importante do artista, seja como compositor ou como intérprete, que é complementar ao Milton de hits como "Maria Maria" e "Coração de Estudante". Bora por o pé nessa estrada?

Mil Tons by Bruno Capelas on Grooveshark


As canções:

- "Fazenda", Geraes, 1976
- "Os Escravos de Jó", Milagre dos Peixes, 1973
- "Beco do Mota", Milton Nascimento, 1969
- "Tudo Que Você Podia Ser", Clube da Esquina, 1972
- "Minas", Minas, 1975
- "Promessas de Sol", Geraes, 1976
- "Pablo", Journey to Dawn, 1979
- "Canoeiro", Milton Nascimento, 1969
- "Morro Velho", Travessia, 1967
- "Saídas e Bandeiras", Clube da Esquina, 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário